- 4 Secções
- 12 Lições
- 3230 Horas
- FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL5
- FORMAÇÃO CIENTÍFICA2
- FORMAÇÃO TÉCNICA4
- FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHOA formação em contexto de trabalho nos cursos profissionais constitui-se como uma componente autónoma. A formação em contexto de trabalho visa a aquisição e desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir e é objeto de regulamentação própria.1
Comunicação de Dados
Caracterização da Disciplina
As Comunicações de Dados são componentes essenciais de qualquer sistema de informação actual.
Através da interligação de sistemas e redes é possível tornar disponível aos utilizadores dos sistemas
informáticos um vastíssimo leque de serviços e recursos, transformando os postos de trabalho
individuais em verdadeiras portas de acesso à Sociedade Global da Informação. Em muitos casos, a
indisponibilidade – ainda que temporária – de uma rede informática acarreta avultados prejuízos, podendo
levar à quase completa paralisação da respectiva organização. Esta disciplina assume, assim, um papel
de vital importância, focando os diversos aspectos das redes, de acordo com as mais recentes
tecnologias e metodologias de projecto, através de uma aproximação pragmática suportada em
exemplos de aplicação. As diversas alternativas tecnológicas são caracterizadas em termos da sua
relação custo/benefício, do seu desempenho, da sua divulgação no mercado e da sua capacidade de
evolução.
Pretende-se com esta disciplina garantir que os alunos adquiram os conhecimentos necessários para
realizarem planeamento, implementação, configuração e administração de Redes de Computadores.
Pretendemos que os alunos adquiram as bases de conhecimentos que lhes permitam não só entender
correctamente as tecnologias actuais, bem como torná-los aptos à contínua aquisição de conhecimentos
que lhes permitam evoluir as suas competências técnicas com tecnologias futuras.
A maioria das redes e serviços de comunicação desempenham missões críticas, nas quais assentam
todas as actividades essenciais, incluindo os processos de gestão, planeamento e controlo. Torna-se
imperativo assegurar um nível de confiança que permaneça, apesar da evolução de crescimento, da
complexidade da rede, e do ritmo contínuo de mudanças.
Assim, a disciplina de Comunicações de Dados tem como finalidades:
Promover o domínio das novas técnicas e tecnologias da informação;
Desenvolver o gosto pelas actividades de descoberta/investigação;
Promover o nivelamento dos formandos no que diz respeito ao acesso às novas tecnologias da
informação;
Proporcionar a permuta de Informação e simplificação do processo de comunicação;
Aumentar o reforço da autonomia;
Fomentar a capacidade de compreensão sobre a utilidade da tecnologia actual e favorecer a criação e o
desenvolvimento de hábitos de investigação no domínio da experimentação;
Desenvolver capacidades para utilizar, adequadamente, e manipular, com rigor técnico, redes de
comunicação de dados, nomeadamente em articulação com as aprendizagens e tecnologias específicas
das outras áreas disciplinares;
Promover as práticas inerentes às normas de segurança dos dados e da informação.
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