- 4 Secções
- 14 Lições
- 3305 Horas
- FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL5
- FORMAÇÃO CIENTÍFICA3
- FORMAÇÃO TÉCNICA4
- FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHOA formação em contexto de trabalho nos cursos profissionais constitui-se como uma componente autónoma. A formação em contexto de trabalho visa a aquisição e desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir e é objeto de regulamentação própria.2
Português
A disciplina de Português no ensino secundário proporciona o desenvolvimento de competências que são fundamentais para a realização pessoal e social e para o exercício de uma cidadania consciente e interventiva, tendo por horizonte o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA). Aprendizagens relacionadas com a receção e a produção de textos, a educação literária, o conhecimento explícito da língua concorrem para competências específicas associadas ao desenvolvimento de uma literacia mais compreensiva e inclusiva: uma participação segura nos “jogos de linguagem” que os falantes realizam ativando saberes de uma pluralidade de géneros textuais, em contextos que o digital tem vindo a ampliar; uma correta e adequada produção e uma apurada e crítica interpretação de textos; a formação consolidada de leitores, que passa por fazer da leitura um gosto e um hábito para a vida e por encontrar nos livros motivação para ler e continuar a aprender, através de experiências gratificantes que a escola possa desenvolver a partir de recursos e estratégias diversificados, que o Plano Nacional de Leitura (PNL) disponibiliza; um conhecimento e uma fruição plena dos textos literários do património português e de literaturas de língua portuguesa; um adequado desenvolvimento da consciência linguística e um conhecimento explícito da estrutura, das regras e dos usos da língua portuguesa. Do todo daqui resultante emergem as Aprendizagens Essenciais (AE) da disciplina de Português.
Ao longo do ensino secundário, a disciplina de Português permitirá aos alunos não só consolidar as aprendizagens realizadas ao longo do ensino básico, mas também aprofundar os conhecimentos para um nível elevado de desempenho em domínios específicos como: a compreensão do oral, a expressão oral, a leitura, a educação literária, a expressão escrita e o conhecimento explícito sobre a língua. …
in Catálogo Nacional de Qualificações — Referencial de Formação de Dupla Certificação – Cursos Profissionais