- 4 Secções
- 14 Lições
- 3305 Horas
- FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL5
- FORMAÇÃO CIENTÍFICA3
- FORMAÇÃO TÉCNICA4
- FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHOA formação em contexto de trabalho nos cursos profissionais constitui-se como uma componente autónoma. A formação em contexto de trabalho visa a aquisição e desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir e é objeto de regulamentação própria.2
Física e Química
A disciplina de Física e Química, duas áreas estruturantes das ciências experimentais, visa proporcionar aprendizagens científicas de base, que correspondam, simultaneamente, às exigências de uma formação escolar de nível secundário e de uma qualificação profissional de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).
Com a disciplina de Física e Química pretende-se que os alunos desenvolvam competências que articulem as seguintes dimensões:
• conhecimentos – compreender conceitos, factos científicos, princípios, leis e teorias que descrevem, explicam e preveem fenómenos, assim como fundamentam aplicações em situações e contextos diversificados;
• capacidades – analisar e interpretar fenómenos físicos e químicos em contextos relevantes, com impacto na tecnologia, na sociedade e no ambiente, utilizar meios audiovisuais e tecnologias de informação e comunicação na observação e descrição de fenómenos em contextos específicos, pesquisar do ponto de vista bibliográfico (em arquivos, em documentos impressos e na internet), comunicar, questionar, justificar e avaliar;
• atitudes – promover a responsabilidade, o rigor, a autonomia, o sentido crítico, o sentido colaborativo e a curiosidade.
Assim, nesta disciplina, o processo de ensino e de aprendizagem deve contemplar aulas eminentemente práticas, colocando o aluno como elemento ativo na vivência e na resolução de problemas, estimulando competências de seleção, análise, interpretação e avaliação crítica de informação, relativa a situações concretas. Devem, também, ser privilegiados espaços de debate e de apresentação de trabalhos, de forma a estimular competências de questionamento e de argumentação. …
in Catálogo Nacional de Qualificações — Referencial de Formação de Dupla Certificação – Cursos Profissionais