- 4 Secções
- 14 Lições
- 3305 Horas
- FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL5
- FORMAÇÃO CIENTÍFICA3
- FORMAÇÃO TÉCNICA4
- FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHOA formação em contexto de trabalho nos cursos profissionais constitui-se como uma componente autónoma. A formação em contexto de trabalho visa a aquisição e desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir e é objeto de regulamentação própria.2
Área de Integração
Esta disciplina tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de um conjunto de saberes provenientes das diversas áreas científicas e, simultaneamente, contribuir para uma melhor compreensão do mundo contemporâneo nas diferentes vertentes e uma preparação esclarecida para a inserção na vida social e no mercado de trabalho.
Assim, na disciplina de Área de Integração a transversalidade e o encontro de conhecimentos de diferentes áreas disciplinares conjugam-se para desenvolver nos jovens a capacidade de aquisição de competências que lhes permitem compreender as sociedades contemporâneas, cada vez mais complexas, de modo a formar cidadãos informados, conscientes e intervenientes.
As Aprendizagens Essenciais (AE) da disciplina de Área de Integração têm por base o programa em vigor da referida disciplina, um programa inovador, assente em metodologias que procuram desenvolver nos alunos a curiosidade pelo saber, o desejo de experimentar, descobrir, criar, realizar, cooperar e partilhar. Estas AE foram construídas tendo em conta as mudanças conceptuais e instrumentais das diferentes Áreas que têm vindo a ocorrer tanto no domínio científico, como no paradigma pedagógico sustentado pelo Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), em articulação estreita com a natureza e especificidade dos Cursos Profissionais de nível 4 de qualificação do QNQ. …
in Catálogo Nacional de Qualificações — Referencial de Formação de Dupla Certificação – Cursos Profissionais