- 6 Secções
- 25 Lições
- 4225 Horas
- Formação Geral4
- Formação Específica1
- Opções b)3
- Opções c)4
- Opções d)12
- 5.0Aplicações Informáticas B150 Horas
- 5.1Língua Estrangeira I, II; III – (Inglês; Frânces; Espanhol-(opção))150 Horas
- 5.2Antropologia150 Horas
- 5.3Psicologia B150 Horas
- 5.4Ciência Política150 Horas
- 5.5Clássicos da Literatura150 Horas
- 5.6Direito150 Horas
- 5.7Economia C150 Horas
- 5.8Filosofia A150 Horas
- 5.9Geografia C150 Horas
- 5.10Grego150 Horas
- 5.11Teatro150 Horas
- Opções e)1
Teatro
Teatro destina-se a alunos dos Cursos Científico-Humanísticos, como disciplina de opção nos termos da legislação aplicável, que optem por um percurso educativo próprio, independentemente de terem tido a disciplina no 2.º ou 3.º ciclos do Ensino Básico. É importante ter presente as finalidades consagradas nas presentes Aprendizagens Essenciais, bem como a justificação da escolha dos temas incluídos. A presença do Teatro na escola é essencial para o desenvolvimento global e integrado dos alunos, em consonância com as diferentes Áreas de Competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Consubstanciado numa prática sistemática e contínua, através de exercícios e práticas específicas, as atividades teatrais serão desenvolvidas numa perspetiva de complexificação e gradual progressão de etapas, de modo a promover um desenvolvimento consciente e sustentado das capacidades e conhecimentos, individuais e coletivos.
A disciplina de Teatro tem como principal finalidade proporcionar o desenvolvimento desta área artística a todos os alunos.
De forma a garantir uma melhor qualidade das aprendizagens, recomenda-se o desdobramento das turmas em turnos, na totalidade da carga horária semanal, quando o número de alunos for superior a 15, à semelhança do que acontece noutras disciplinas de carácter artístico e/ou prático.
Organizadores das Aprendizagens Essenciais
As Aprendizagens Essenciais (AE) de Teatro estão estruturadas por Domínios/Organizadores, designadamente:
• Experimentação e Criação;
• Interpretação e Comunicação;
• Apropriação e Reflexão.
Experimentação e Criação – Conjugam-se a experiência pessoal, a reflexão, os conhecimentos adquiridos (conceitos), através de exercícios e de técnicas específicas, para a melhoria das capacidades expressivas e a aprendizagem de diferentes métodos de criação teatral.
Interpretação e Comunicação – Incentiva-se, a partir da experiência pessoal de cada um, a apreciação estética e artística, através dos processos de observação, descrição, discriminação, análise, síntese e juízo crítico (opiniões com critérios fundamentados), captando a especificidade contida na linguagem e construção dramáticas.
Apropriação e Reflexão – Pretende-se, de uma forma sistemática, organizada e globalizante, desenvolver as capacidades de apreensão, descodificação e de interpretação dos códigos de leitura no contacto com diferentes universos dramáticos. … in dge – aprendizagens essenciais.