- 6 Secções
- 25 Lições
- 4225 Horas
- Formação Geral4
- Formação Específica1
- Opções b)3
- Opções c)4
- Opções d)12
- 5.0Aplicações Informáticas B150 Horas
- 5.1Língua Estrangeira I, II; III – (Inglês; Frânces; Espanhol-(opção))150 Horas
- 5.2Antropologia150 Horas
- 5.3Psicologia B150 Horas
- 5.4Ciência Política150 Horas
- 5.5Clássicos da Literatura150 Horas
- 5.6Direito150 Horas
- 5.7Economia C150 Horas
- 5.8Filosofia A150 Horas
- 5.9Geografia C150 Horas
- 5.10Grego150 Horas
- 5.11Teatro150 Horas
- Opções e)1
Psicologia B
As Aprendizagens Essenciais (AE) de Psicologia B, disciplina anual do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, visam o desenvolvimento das competências necessárias a um melhor conhecimento de si próprio e da relação dos jovens com os outros e com o mundo, finalidade última desta disciplina, contribuindo para o desenvolvimento das áreas de competência definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA).
Uma vez que o currículo de Psicologia B se organiza a partir do conceito estruturante de «Identidade» definiram-se, no que respeita aos temas 1, 2 e 3, as aprendizagens consideradas essenciais, selecionando-se aquelas que melhor cumprem o desiderato acima expresso. O tema 4 foi inserido no tema 5, que adquiriu um caráter mais desenvolvimentalista. Desta forma a abordagem de diferentes perspetivas estruturantes da Psicologia é contextualizada no desenvolvimento do ser humano, dandolhe um caráter mais atual e mais próximo das vivências dos alunos, permitindo a criação de cenários de vida e apoiando a construção de um projeto de vida pessoal.
Deste modo, as AE devem ser trabalhadas com recurso à metodologia da narrativa de histórias de vida, da espécie humana, de cada ser humano em abstrato e em concreto (fazendo apelo às vivências dos próprios alunos) e do campo científico (biografias de autores e respectivas ideias marcantes). Assim, aquilo que podemos considerar a «biografia da Psicologia» concretiza-se no seu contributo para a «biografia do ser humano».
Cita-se do Programa de Psicologia B, que se mantém em vigor,a asserção que, neste contexto, mantém toda a sua pertinência: É criando ambientes de aprendizagem estimulantes, inseridos em projectos educativos claros, coerentes e com um valor formativo real, é articulando os currículos e cada programa entre si e com os vários contextos, que os jovens poderão adquirir a «bagagem de vida» necessária à sua inserção social, enquanto pessoas e enquanto profissionai. É também desta forma que poderão consciencializar a necessidade de desenvolvimento e de formação ao longo da vida.
Reconhecendo a natureza e importância da Psicologia no mundo contemporâneo para a sociedade e para o indivíduo, as AE definidas para a disciplina dão um contributo específico para o desenvolvimento das áreas de competências preconizadas no PA, desde “Linguagem e Textos, “Informação e Comunicação”,“Raciocínio e resolução de problemas”, “Pensamento crítico e pensamento criativo”, “Saber científico, técnico e tecnológico” ao “Relacionamento interpessoal”, “Desenvolvimento pessoal e autonomia”, “Bem-estar, saúde e ambiente”. … in dge – aprendizagens essenciais.