- 6 Secções
- 25 Lições
- 4225 Horas
- Formação Geral4
- Formação Específica1
- Opções b)3
- Opções c)4
- Opções d)12
- 5.0Aplicações Informáticas B150 Horas
- 5.1Língua Estrangeira I, II; III – (Inglês; Frânces; Espanhol-(opção))150 Horas
- 5.2Antropologia150 Horas
- 5.3Psicologia B150 Horas
- 5.4Ciência Política150 Horas
- 5.5Clássicos da Literatura150 Horas
- 5.6Direito150 Horas
- 5.7Economia C150 Horas
- 5.8Filosofia A150 Horas
- 5.9Geografia C150 Horas
- 5.10Grego150 Horas
- 5.11Teatro150 Horas
- Opções e)1
Grego
Sendo uma disciplina de introdução a uma língua clássica, limitada a um ano de frequência, as rubricas de língua não podem ser muito aprofundadas, dando-se, por isso, preferência aos aspetos de cultura e de literatura, numa relação constante com o Português, quer nos aspetos culturais, quer nos aspetos linguísticos. Assim, estudam-se, por exemplo, os radicais gregos no vocabulário português, mostrando a importância do conhecimento dos étimos gregos para uma melhor compreensão não só de vocabulário específico, o vocabulário erudito, como de palavras do nosso dia-a-dia que têm origem grega. As grandes obras da literatura grega são apresentadas, essencialmente, em tradução portuguesa, sem esquecer, no entanto, o estudo no original de pequenos trechos simples para explorar os aspetos linguísticos.
Os temas de cultura permitem uma abordagem e conhecimento da enorme herança cultural grega, que a Europa e todo o mundo ocidental adotaram como sua e que, adaptada e atualizada, continua a ser a base de tudo o que fomos e somos.
O aluno contacta, deste modo, não só com uma língua nova, que enriquece as suas competências na língua materna, mas também tem oportunidade de conhecer e investigar a explicação para a língua e a cultura atuais. Esta disciplina contribui, portanto, para a formação de cidadãos mais cultos, mais conhecedores, atentos ao património e à relação entre o presente e o passado, em consonância com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. … in dge – aprendizagens essenciais.