- 6 Secções
- 25 Lições
- 4225 Horas
- Formação Geral4
- Formação Específica1
- Opções b)3
- Opções c)4
- Opções d)12
- 5.0Aplicações Informáticas B150 Horas
- 5.1Língua Estrangeira I, II; III – (Inglês; Frânces; Espanhol-(opção))150 Horas
- 5.2Antropologia150 Horas
- 5.3Psicologia B150 Horas
- 5.4Ciência Política150 Horas
- 5.5Clássicos da Literatura150 Horas
- 5.6Direito150 Horas
- 5.7Economia C150 Horas
- 5.8Filosofia A150 Horas
- 5.9Geografia C150 Horas
- 5.10Grego150 Horas
- 5.11Teatro150 Horas
- Opções e)1
Geografia C
As dimensões global e local não são conceitos antagónicos, a sua coexistência é, pelo contrário, uma das características do nosso tempo, já que, num sistema mundial cada vez mais integrado, lugares e regiões continuam a fazer-se e a refazer-se. A disciplina de Geografia C é importante para ajudar os jovens a situar-se numa sociedade que valoriza a democracia e maximiza a liberdade individual, procurando capacitá-los para a tomada de decisões adequadas aos problemas que a sociedade enfrenta e que têm quase sempre uma relevante dimensão espacial. Cada vez se torna mais difícil para cada pessoa saber situar-se, reconhecer o que em cada momento é importante para valorizar e respeitar a diversidade, aceitar a mudança e gerir de forma autónoma e criativa, com respeito pelos outros, a sua própria realidade.
Destinando-se a alunos que fizeram percursos formativos diferentes, a gestão do programa da disciplina tem de ser flexível, oferecendo possibilidades de cruzar os conhecimentos das ciências naturais e das ciências sociais numa perspetiva integradora dos saberes. A visão interescalar e multiescalar, característica diferenciadora da disciplina de Geografia, permite a abordagem de temáticas tão distintas como as que vão desde a sustentabilidade dos ambientes físicos à sua alteração por ação antrópica cada vez mais impactante e destruidora, até ao caráter único do desenvolvimento local, materializado por ações, em territórios singulares e interdependentes.
As Aprendizagens Essenciais (AE) têm como referente o Programa de Geografia C e focam-se nas competências essenciais que se pretendem desenvolver com a aprendizagem da Geografia do mundo, no 12.º ano do Ensino Secundário.
Optou-se por selecionar três grandes áreas de desenvolvimento das competências: analisar questões geograficamente relevantes do espaço mundial; problematizar e debater as inter-relações num mundo global; comunicar e participar – o conhecimento e o saber fazer no domínio da Geografia e participar em projetos multidisciplinares de articulação do saber geográfico com outros saberes. O desenvolvimento destes três domínios deve ser feito de forma a que, partindo-se de um conceito ou uma situação problematizadora, se possam aplicar propostas metodológicas escolhidas pelo professor, tendo em consideração a escola e os alunos, e que permitam uma articulação entre os três domínios do saber — o saber-saber, o saberfazer e o saber-ser.
A Geografia C aborda as transformações do mundo que acentuam a mutabilidade, a imprevisibilidade e a mobilidade, parâmetros definidores da nossa existência social. Neste contexto, as migrações, os grandes blocos económicos, as alianças geoestratégicas e a sua variabilidade, o esforço da comunidade internacional e dos seus diversos agentes para tornar a Terra um planeta mais sustentável e melhorar a vida quotidiana dos povos, definido com grande clareza pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são importantes para perceber a realidade social, ambiental, económica, geoestratégica e geopolítica na atualidade. Os ODS devem, pela sua importância, ser uma temática recorrente ao longo de todo o programa.
A evolução das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), aplicadas ao território, tem ocorrido a um ritmo vertiginoso e a utilização das TIG (Tecnologias de Informação Geográfica) já fazem parte do quotidiano. A disciplina de Geografia tem sido responsável pela introdução destas ferramentas no ensino e tem como função o aprofundamento e a validação pedagógica destas tecnologias enquanto recurso de aprendizagem.
Uma vez que os alunos que escolhem a disciplina de Geografia C, vêm de áreas curriculares diferentes é necessário que haja ou que se concretize uma gestão flexível do programa adaptada ao percurso escolar dos alunos. … in dge – aprendizagens essenciais.