- 6 Secções
- 25 Lições
- 4225 Horas
- Formação Geral4
- Formação Específica1
- Opções b)3
- Opções c)4
- Opções d)12
- 5.0Aplicações Informáticas B150 Horas
- 5.1Língua Estrangeira I, II; III – (Inglês; Frânces; Espanhol-(opção))150 Horas
- 5.2Antropologia150 Horas
- 5.3Psicologia B150 Horas
- 5.4Ciência Política150 Horas
- 5.5Clássicos da Literatura150 Horas
- 5.6Direito150 Horas
- 5.7Economia C150 Horas
- 5.8Filosofia A150 Horas
- 5.9Geografia C150 Horas
- 5.10Grego150 Horas
- 5.11Teatro150 Horas
- Opções e)1
Filosofia A
A disciplina de Filosofia A, que se constitui como uma opção da formação específica dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário, deve ser considerada um espaço de atividade intelectual na qual os problemas, conceitos e teorias filosóficas são a base do desenvolvimento de um pensamento humanístico, autónomo, capaz de mobilizar o conhecimento filosófico para uma leitura crítica da realidade.
No conjunto do currículo, e tendo em conta o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a disciplina de Filosofia A, ao colocar o aluno como aprendente ativo e responsável, contribui para que este consolide o desenvolvimento de um pensamento crítico, capaz de mobilizar o conhecimento filosófico e as competências operatórias da filosofia para formular questões de modo claro e preciso, de usar conceitos abstratos para avaliar informação, validar teses e argumentos através de critérios sólidos, de avaliar os pressupostos e implicações do seu pensamento e o dos outros e de comunicar efetivamente na busca de solução de problemas ao mesmo tempo que desenvolve um pensamento pessoal, autónomo e solidamente fundamentado ao argumentar os seus pontos de vista, sem dogmatismo e sem indiferença.
Na análise metódica do texto filosófico, no trabalho oral, nas produções escritas, em trabalho colaborativo ou individual, as atividades devem ser orientadas para que o aluno consolide as competências de problematização, conceptualização e argumentação já trabalhadas nos anos letivos anteriores e que lhe permitam:
- reconhecer e compreender a especificidade do saber e do discurso filosóficos;
- dominar progressivamente as competências específicas inerentes à leitura e à produção do discurso filosófico;
- apropriar-se do saber filosófico através da análise, interpretação, comentário e apreciação crítica das obras filosóficas;
- elaborar com cientificidade o discurso escrito mediante o qual se fixam, reconstroem e comunicam os saberes;
- estabelecer uma relação critica entre o saber filosófico e outras áreas do saber, a partir das áreas temáticas e dos problemas contidos nas obras filosóficas que forem selecionadas.
A consolidação em complexidade das competências enunciadas, assim como o trabalho em profundidade sobre as obras filosóficas, sustenta a decisão de serem duas as obras a trabalhar ao longo do ano letivo.
… in dge – aprendizagens essenciais.