- 6 Secções
- 25 Lições
- 4225 Horas
- Formação Geral4
- Formação Específica1
- Opções b)3
- Opções c)4
- Opções d)12
- 5.0Aplicações Informáticas B150 Horas
- 5.1Língua Estrangeira I, II; III – (Inglês; Frânces; Espanhol-(opção))150 Horas
- 5.2Antropologia150 Horas
- 5.3Psicologia B150 Horas
- 5.4Ciência Política150 Horas
- 5.5Clássicos da Literatura150 Horas
- 5.6Direito150 Horas
- 5.7Economia C150 Horas
- 5.8Filosofia A150 Horas
- 5.9Geografia C150 Horas
- 5.10Grego150 Horas
- 5.11Teatro150 Horas
- Opções e)1
Economia C
A Economia C é uma disciplina anual de opção do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas, podendo ser objeto de escolha por alunos que frequentam outras ofertas educativas e formativas. A identificação das Aprendizagens Essenciais (AE) da disciplina de Economia C teve por base o programa em vigor, identificando os conhecimentos, capacidades e atitudes que se pretendem atingir com a aprendizagem da Economia no ensino secundário, e tendo em atenção os seguintes objetivos:
— identificar as aprendizagens essenciais no domínio da Economia face às áreas de competência previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA);
— proporcionar aos alunos instrumentos que lhes permitam compreender e refletir sobre a complexidade das sociedades contemporâneas, num mundo cada vez mais globalizado.
Assim, a disciplina de Economia C inicia-se com o estudo de conceitos estruturantes que visam:
— conhecer as características do crescimento económico moderno e os seus contributos para a configuração das sociedades contemporâneas, bem como as suas consequências, nomeadamente, ao nível ecológico;
— adquirir conceitos e instrumentos que permitam reconhecer a complexidade das sociedades contemporâneas onde coexistem fenómenos muito diversos, ou seja, propõe-se o estudo das desigualdades de desenvolvimento, da globalização e da integração regional;
— permitir a aquisição de uma capacidade de reflexão crítica sobre as características fundamentais da economia mundial atual e alguns dos seus problemas. É de salientar que as metodologias de ensino-aprendizagem propostas estão centradas em atividades de pesquisa que implicam a recolha de informações recorrendo a diferentes meios de investigação, recorrendo a fontes físicas (livros, jornais, etc.) ou digitais (Internet).
Também é incentivado o trabalho de projeto na medida em que é proposta a realização de um trabalho, em grupo ou individual, cujo objetivo é a problematização, à luz dos Direitos Humanos, de um tema integrado nos conteúdos do programa da disciplina. Esse trabalho poderá ser realizado em articulação com outras disciplinas, podendo ser apresentado a diferentes públicos (à turma ou à escola).
As transformações do mundo atual são reflexo das (e refletem-se nas) transformações económicas que requerem a necessária atualização de conteúdos contemplados neste documento. É de salientar, ainda, que a rapidez e a imprevisibilidade da mudança na sociedade atual poderão desatualizar algumas das aprendizagens previstas, devendo os professores que as lecionam estar atentos no sentido de acompanharem essas transformações.
A disciplina de Economia C contribui ainda para o desenvolvimento de um conjunto de competências que se articulam com as áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), pois o estudo da Economia deverá permitir:
– Adquirir instrumentos para compreender a complexidade das sociedades contemporâneas;
– Mobilizar instrumentos económicos para refletir criticamente sobre as características fundamentais da economia do mundo atual e alguns dos seus problemas;
– Compreender melhor as sociedades contemporâneas, em especial a portuguesa, bem como os seus problemas, contribuindo para a educação para a cidadania, para a mudança e para o desenvolvimento;
– Desenvolver o espírito crítico e de abertura a diferentes perspetivas de análise da realidade económica;
– Recolher informação utilizando diferentes meios de investigação e recorrendo a fontes físicas (livros, jornais, etc.) e/ou digitais (Internet);
– Interpretar dados estatísticos apresentados em diferentes suportes;
– Selecionar informação, elaborando sínteses de conteúdo da documentação analisada;
– Apresentar comunicações orais e escritas recorrendo a suportes diversificados de apresentação da informação. … in dge – aprendizagens essenciais.