- 6 Secções
- 25 Lições
- 4225 Horas
- Formação Geral4
- Formação Específica1
- Opções b)3
- Opções c)4
- Opções d)12
- 5.0Aplicações Informáticas B150 Horas
- 5.1Língua Estrangeira I, II; III – (Inglês; Frânces; Espanhol-(opção))150 Horas
- 5.2Antropologia150 Horas
- 5.3Psicologia B150 Horas
- 5.4Ciência Política150 Horas
- 5.5Clássicos da Literatura150 Horas
- 5.6Direito150 Horas
- 5.7Economia C150 Horas
- 5.8Filosofia A150 Horas
- 5.9Geografia C150 Horas
- 5.10Grego150 Horas
- 5.11Teatro150 Horas
- Opções e)1
Ciência Política
A identificação das aprendizagens essenciais da disciplina de Ciência Política tem por base as unidades didáticas do documento curricular em vigor, bem como as finalidades, os objetivos gerais, os objetivos específicos e os conteúdos aí considerados.
O principal critério que presidiu à seleção dos conhecimentos para a elaboração das Aprendizagens Essenciais foi integrar aqueles que não são objeto de estudo noutras disciplinas, nomeadamente, Filosofia, História e Economia, mantendo-se, no entanto, a perspetiva de que deverá privilegiar-se uma relação interdisciplinar entre os mesmos.
Os contributos da disciplina de Ciência Política para o Pefil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA) decorrem da própria natureza da disciplina e pressupõem o recurso a metodologias de ensino-aprendizagem centradas em atividades a realizar pelos alunos, na utilização de materiais extraídos dos media e na discussão de temas da vida política contemporânea. Pretende-se assim que os alunos se familiarizem com os grandes problemas políticos do seu tempo, que se informem sobre os mesmos, que adquiram uma perspetiva crítica que lhes permita aferir os diferentes interesses em jogo e adquirir autonomia para refletir e decidir por si próprios.
Por conseguinte, propõe-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências, que emergem das seguintes áreas de competências do Perfil do Aluno: Linguagem e textos, Informação e comunicação, Pensamento crítico e pensamento criativo, Relacionamento interpessoal, Bem-estar, saúde e ambiente e Saber científico, técnico e tecnológico:
1. Fazer uma apropriação pessoal de problemas / conceitos / teorias / ideologias / formas de organização política;
2. Saber ler e interpretar documentos;
3. Saber pensar criticamente e de forma tolerante;
4. Relacionar-se com o Outro de forma cooperativa, com respeito e solidariedade;
5. Ser democrático, cooperante e responsável;
6. Saber analisar contextos sociais e relações de poder;
7. Saber conviver com regras, utilizá-las e (re)elaborá-las. … in dge – aprendizagens essenciais.