- 6 Secções
- 25 Lições
- 4225 Horas
- Formação Geral4
- Formação Específica1
- Opções b)3
- Opções c)4
- Opções d)12
- 5.0Aplicações Informáticas B150 Horas
- 5.1Língua Estrangeira I, II; III – (Inglês; Frânces; Espanhol-(opção))150 Horas
- 5.2Antropologia150 Horas
- 5.3Psicologia B150 Horas
- 5.4Ciência Política150 Horas
- 5.5Clássicos da Literatura150 Horas
- 5.6Direito150 Horas
- 5.7Economia C150 Horas
- 5.8Filosofia A150 Horas
- 5.9Geografia C150 Horas
- 5.10Grego150 Horas
- 5.11Teatro150 Horas
- Opções e)1
Antropologia
As aprendizagens essenciais (AE) foram redigidas tendo por base o documento curricular em vigor, em articulação com as áreas de competências que se pretendem desenvolver ao longo da escolaridade obrigatória, em conformidade com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA). Identificam-se três grupos de desenvolvimento de competências: dois relativos a conteúdos específicos e um relativo à produção de resultados.
O primeiro bloco de aprendizagens é constituído por três temas. O tema um, dedicado à antropologia como ciência, promove a aquisição de ferramentas teóricas e metodológicas necessárias ao trabalho etnográfico. Organiza-se através da metodologia de projeto. O segundo permite a compreensão das sociedades como construções culturais, desenvolvendo uma visão holística e integradora das especificidades culturais. O terceiro tema orienta-se para as formas de poder, dominação e resistência, mobilizando os recursos locais (associações, organizações, grupos) para a análise de contextos globais (análise de debates contemporâneos).
No segundo bloco de aprendizagens, estudam-se as sociedades contemporâneas na sua pluralidade. É dado enfoque: à construção social dos sentidos e das emoções; às linguagens do corpo; à construção da noção de etnia e identidade, desigualdades, democracia e cidadania, formas de poder, controlo, vigilância, turismo e património cultural, memória social, hegemonia e contra hegemonia. Aborda-se ainda a questão da sustentabilidade nos seus diferentes prismas, que envolvem todas as áreas de estudo deste nível de ensino (ecologia, alterações climáticas, entre outros, que são abordados noutras disciplinas e que a perspetiva antropológica irá enriquecer).
O terceiro bloco visa a consolidação dos conhecimentos adquiridos através da realização de um trabalho final e sua apresentação, como resultado de trabalho de pesquisa bibliográfica, empírico e analítico desenvolvido ao longo do ano letivo.
Para os dois blocos principais destacam-se seis temas, cada um com um conjunto de conhecimentos, capacidades e atitudes discriminadas em objetivos específicos e com as respetivas ações estratégicas de ensino. … in dge – aprendizagens essenciais.