
Na semana de 8 a 14 de dezembro, os alunos Francisco Peixoto, Mariana Alves, Martinho Vieira, Filipe Fernandes, Bruna Freitas e Matilde Almeida, acompanhados pelos professores Miguel Almeida (Coordenador) e Maria José Almeida reuniram-se em Amesterdão para a 5ª mobilidade educativa e cultural, no âmbito do Projeto Erasmus+, “Together We Thrive”. A semana na capital dos Países Baixos, foi organizada pelo Cartesius Lyceum e combinou atividades pedagógicas, workshops criativos e visitas culturais, promovendo a interculturalidade e o trabalho colaborativo entre jovens parceiros holandeses, portugueses (Chaves) e alemães (Bad Harzburg).
As famílias de acolhimento holandesas fizeram questão de nos receber no Aeroporto de Schiphol, onde o primeiro impacto foi para a rede moderna e organizada de transportes que nos levou ao centro da cidade. Mas aí chegados, o mais marcante foi a omnipresença das bicicletas que circulam em grande velocidade pelas ruas de Amsterdão: cerca de 400.000 serpenteiam a cidade dos canais, por mais de 15.000kms de vias exclusivas para bicicletas.
A semana começou com uma calorosa receção na escola, com atividades de socialização, integração e dinâmicas de grupo, ice-breaking e uma visita pelas suas instalações. A escola holandesa, que proíbe o uso do telemóvel em todo o campus escolar, potenciou múltiplas atividades de Digital Detox para aproximação e comunicação dos alunos, limitando a dependência dos jovens aos écrans.
Na visita ao espaço icónico do Museu Van Gogh, todos os participantes tiveram a oportunidade de analisar os autorretratos do famoso pintor, explorando as cores, texturas, técnicas de pintura e os estados de espírito refletidos nas suas obras – um exercício que preparou o terreno para as atividades criativas subsequentes. Nos dias seguintes, os alunos em grupos multilingues internacionais, puderam dar azo à sua criatividade nos workshops de pintura e expressão pessoal (autorretrato); nas atividades recreativas da Pista de Patinagem no gelo Jaap Eden Ice Rink; no Eye Film Museum alunos e professores realizaram as suas próprias curtas-metragens e aprenderam técnicas de storytelling e produção audiovisual; seguiu-se a oficina de graffiti no Street Art Museum, que possibilitou a todos pegar em latas de spray e experimentar a arte urbana, etc.
Apesar do tempo cinzento, frio e sem sol, a cidade de Amsterdão encheu-se de milhares de luzes natalícias que a todos envolveu durante o Amsterdam Light Festival, proporcionando uma experiência visual inesquecível através das instalações artísticas luminosas que adornam a arquitetura e os canais em seu redor.
Os alunos dos vários países puderam também reviver muitos dos jogos tradicionais do tempo dos nossos avós e vários jogos de tabuleiro, sem recurso a tecnologias. A semana culminou com debates e apresentações sobre as experiências pessoais dos alunos em Amsterdão e o confronto das diferenças culturais de cada país participante.
Ainda houve tempo para um reconfortante passeio de barco pelos canais de Amsterdão e a visita imperdível à Casa de Anne Frank, um dos edifícios mais significativos da história da cidade. Ali, viveram escondidos Anne Frank e sua família durante a invasão nazi, acontecimentos retratados no seu diário, mundialmente famoso.
O projeto Erasmus promoveu, uma vez mais, o modo como a educação além-fronteiras pode transformar vidas, criando pontes entre culturas e preparando jovens para um futuro global e inclusivo. Amesterdão, com a sua rica história e atmosfera vibrante, foi o cenário perfeito para esta celebração do potencial humano.