- 4 Secções
- 14 Lições
- 3305 Horas
- FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL5
- FORMAÇÃO CIENTÍFICA3
- FORMAÇÃO TÉCNICA4
- FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHOA formação em contexto de trabalho nos cursos profissionais constitui-se como uma componente autónoma. A formação em contexto de trabalho visa a aquisição e desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir e é objeto de regulamentação própria.2
Matemática
Genericamente, a Matemática é parte imprescindível da cultura humanística e científica que permite ao jovem fazer escolhas de profissão, ganhar flexibilidade para se adaptar a mudanças tecnológicas, ou outras, e sentir-se motivado para continuar a sua formação ao longo da vida. A Matemática fornece instrumentos de compreensão, facilitando a seleção, a avaliação e a integração das mensagens necessárias e úteis, ao mesmo tempo que fornece acesso a fontes de conhecimento científico a ser mobilizado sempre que necessário. Finalmente, a Matemática é uma das bases teóricas essenciais e necessárias de todos os grandes sistemas de interpretação da realidade que garantem uma intervenção social com responsabilidade e dão sentido à condição humana.
A Matemática, nas suas conexões com todos os ramos de saber, constitui uma contribuição decisiva para a consciência da necessidade da educação e da formação ao longo da vida, com vista a enfrentar as mudanças profissionais e as incontornáveis adaptações às inovações científicas e tecnológicas.
Os temas a abordar, estruturados em módulos segundo o modelo curricular dos Cursos Profissionais, são os seguintes: Números e Geometria, incluindo Trigonometria; Funções Reais e Análise Infinitesimal; Estatística e Probabilidades; Matemática Discreta. Os conteúdos estão distribuídos por um conjunto de 16 módulos, divididos em duas categorias A e B, sendo estes últimos destinados aos cursos com menor carga horária.
in Catálogo Nacional de Qualificações — Referencial de Formação de Dupla Certificação – Cursos Profissionais