- 4 Secções
- 14 Lições
- 3305 Horas
- FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL5
- FORMAÇÃO CIENTÍFICA3
- FORMAÇÃO TÉCNICA4
- FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHOA formação em contexto de trabalho nos cursos profissionais constitui-se como uma componente autónoma. A formação em contexto de trabalho visa a aquisição e desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir e é objeto de regulamentação própria.2
Biologia
A disciplina de Biologia abrange uma diversidade de Cursos Profissionais de distintas áreas de educação e formação, tais como a saúde, as tecnologias de diagnóstico e terapêutica, o trabalho social e orientação, os serviços domésticos, as indústrias alimentares, a produção agrícola e animal, a floricultura e jardinagem, a silvicultura e caça, as pescas, as ciências dentárias e os cuidados de beleza.
Tendo em conta o Perfil Profissional definido para cada curso, importa que os jovens fiquem preparados para enfrentar com confiança as questões científico-tecnológicas que possam surgir na sua prática profissional, bem como sejam capazes de ultrapassar e de ponderar criticamente as dificuldades inerentes às tarefas a realizar, nos domínios da saúde, do bem-estar e da sustentabilidade ambiental.
As Aprendizagens Essenciais (AE) da Biologia devem constituir um percurso único, coerente e integrado, numa vertente de interdependência inerente a cada módulo, integrando obrigatoriamente as dimensões teórica e prático-experimental.
Assim, e em conformidade com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), as áreas de competências a desenvolver na disciplina devem promover:
• o pensamento crítico e analítico, utilizando saberes específicos da Biologia, tendo em conta o caráter dinâmico da Ciência, da Tecnologia, da Sociedade e do Ambiente (CTSA) e aceitando pontos de vista diferentes (A, B, C, D, E, F, G, I);
• a mobilização do conhecimento previamente adquirido e a capacidade de, autonomamente, o relacionar com novos conceitos intra e interdisciplinares, identificando obstáculos e formas de os ultrapassar (A, B, C, D, F, G, H, I);
• a experimentação e a comunicação das suas ideias, através de linguagem científica correta, expressa de diversas formas (oral, escrita, gráfica), possibilitando ao aluno avaliar e selecionar informação científica, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas no seu dia a dia (A, B, C, D, E, F, G, I);
• o desenvolvimento de atitudes de autoestima e de autoconfiança, tomando consciência de si próprio e do mundo que o rodeia, mantendo relações positivas com os outros em contextos de colaboração e entreajuda (D, E, F, G, H, J);
• a participação ativa nos processos de tomada de decisão, como profissionais qualificados e conscientes das ações humanas e sociais, que virão a desenvolver numa perspetiva de cidadania democrática e responsável (A, B, C, E, F, G, I).
in Catálogo Nacional de Qualificações — Referencial de Formação de Dupla Certificação – Cursos Profissionais