- 6 Secções
- 24 Lições
- 3825 Horas
Expandir todas as secçõesRecolher todas as secções
- Formação Geral4
- Formação Específica1
- Opções b)3
- Opções C)3
- Opções d)12
- 5.0Aplicações Informáticas B150 Horas
- 5.1Língua Estrangeira I, II; III – (Inglês; Frânces; Espanhol (opção))150 Horas
- 5.2Antropologia150 Horas
- 5.3Psicologia B150 Horas
- 5.4Ciência Política150 Horas
- 5.5Clássicos da Literatura150 Horas
- 5.6Direito150 Horas
- 5.7Economia C150 Horas
- 5.8Filosofia A150 Horas
- 5.9Geografia C150 Horas
- 5.10Grego150 Horas
- 5.11Teatro150 Horas
- Opções e)1
Sociologia
As Aprendizagens Essenciais (AE) identificam os conhecimentos, as capacidades e as atitudes que se pretendem que os alunos atinjam com a aprendizagem da Sociologia no ensino secundário, e tendo em atenção os seguintes objetivos:
- identificar as aprendizagens essenciais no domínio da Sociologia face às áreas de competência previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA);
- proporcionar aos alunos instrumentos que lhes permitam compreender e refletir sobre a complexidade das sociedades contemporâneas, em especial, da sociedade portuguesa.
Assim, a disciplina de Sociologia inicia-se com o estudo de conceitos estruturantes que visam:
- a familiarização com os problemas sociais/sociológicos que ocorrem na sociedades contemporâneas, cada vez mais complexas;
- o conhecimento de fenómenos de natureza diversa e, muitas vezes contraditórios, que coexistem nas sociedades contemporâneas como a globalização/aculturação, a (re)afirmação das identidades culturais, a constante mudança e a incerteza, nas sociedades onde persistem desigualdades sociais e formas de discriminação;
- a aquisição de metodologias de pesquisa que implicam a recolha de informações recorrendo a diferentes meios de investigação: pesquisa documental recorrendo a fontes físicas (livros, jornais, etc.) ou digitais (Internet), observação, realização de inquéritos (entrevistas e questionários), entre outros, permitindo aos alunos a aquisição de uma capacidade de reflexão crítica sobre o contexto social em que estão inseridos. Estas aprendizagens essenciais têm por base o Programa em vigor da disciplina de Sociologia dos cursos científico-humanísticos e muitas são deixadas em aberto, pois a rapidez e a imprevisibilidade da mudança na sociedade atual poderão desatualizar alguns conteúdos do Programa, devendo os professores que o lecionam estar atentos no sentido de acompanharem essas transformações. É de salientar que é incentivado o trabalho de projeto na medida em que é proposta a realização de um pequeno trabalho de investigação, em grupo ou individual, sobre um tema relacionado com quaisquer dos conteúdos lecionados na disciplina e tendo como referência a sociedade portuguesa contemporânea, o qual deverá mobilizar o conhecimento sociológico para a construção de um projeto de trabalho que visa a aplicação de um ou dois modos de recolha de informação utilizados pela Sociologia.
Esse projeto poderá ser realizado em articulação com outras disciplinas, podendo ser apresentado a diferentes públicos (à turma ou à escola).
A disciplina de Sociologia contribui ainda para o desenvolvimento de um conjunto de competências que se articulam com as áreas de competências definidas no PA, pois o estudo da Sociologia deverá permitir:
- Mobilizar o conhecimento sociológico para a compreensão dos fenómenos complexos das sociedades contemporâneas, em especial, da portuguesa;
- Revelar raciocínio crítico e capacidade de reflexão sobre as sociedades contemporâneas, contribuindo para a educação para a cidadania, para a mudança e para o desenvolvimento;
- Desenvolver o espírito crítico e de abertura a diferentes perspetivas de análise da realidade social;
- Recolher informação utilizando diferentes meios de investigação e recorrendo a fontes físicas (livros, jornais, etc.) e/ou digitais (Internet);
- Selecionar informação, elaborando sínteses de conteúdo da documentação analisada;
- Elaborar, realizar, apresentar e avaliar projetos de trabalho. … in dge – aprendizagens essenciais.
ver – Cursos Científico-Humanísticos – Ciências Socioeconómicas