Erro
  • Expected response code 200, got 404 Error 404 (Not Found)!!1

    404. That’s an error.

    The requested URL was not found on this server. That’s all we know.

    If the problem persists, see the Google Workspace Status Dashboard or visit the Help Center.

  • Expected response code 200, got 404 Error 404 (Not Found)!!1

    404. That’s an error.

    The requested URL was not found on this server. That’s all we know.

    If the problem persists, see the Google Workspace Status Dashboard or visit the Help Center.

Alunos e professores da Escola Secundária Dr. António Granjo dão continuidade ao  Projeto Erasmus+, Reponsible Nature explorers, desta vez na Grécia

 

PHOTO 2022 11 19 19 57 05

Ver fotos

Na semana de 7 a 11 de novembro realizou-se a quarta mobilidade do Projeto Erasmus+ de consciencialização e intervenção ambiental, Responsible Nature Explorers, na cidade grega de Efxinoupolis. A escola Gymnasio Efxinoupolis programou e organizou uma semana repleta de variadíssimas atividades sob o tema “Pollution knows no borders”, com workshops e apresentações interativas produzidas pelos alunos sobre reciclagem, reutilização de recursos (transformando o desperdício de forma sustentável, útil e artística) e culminando com uma ação de sensibilização de boas práticas ambientais junto da população local no mercado de Almyros.
A equipa portuguesa (constituída pelas alunas Mariana Alves, Mariana Santiago, Matilde Almeida, Eva Pereira e Bruna Freitas e liderada pelos professores Miguel Almeida, Amadeu Alves e Maria José Almeida) foi entusiasticamente recebida pelas respetivas famílias de acolhimento e professores parceiros gregos. Todos os alunos e professores dos países parceiros de Portugal (ESAG - Chaves), Itália (Sassuolo), Alemanha (Frankenberg); Polónia (Krosno) e Grécia (Efxinoupolis) estiveram envolvidos em diversas ações formativas, culturais, musicais e desportivas.


Para além da contextualização histórica na visita ao Museu Arqueológico de Almyros e da partilha de tradições e hábitos culturais tipicamente gregos, alunos e professores puderam aventurar-se por trilhos pedestres e áreas naturais protegidas como a visita de estudo cultural a Makrynitsa, Volos e a Meteora (um dos maiores e mais importantes complexos de mosteiros do Cristianismo Oriental e património da Humanidade). A hospitalidade grega esteve sempre presente na abundância e variedade culinárias (Moussaka, Pastitsio, Souvlaki (Gyros), Soutzoukakia, Stifado) as típicas saladas gregas recheadas de queijo Feta e a abundância de sobremesas muito açucaradas como a Baklava e o muito peculiar café grego. Todos os participantes puderam aprender e dançar as típicas danças tradicionais gregas como o Sirtaki. Houve também uma sessão de formação (Lyravlos) sobre a construção de instrumentos musicais da cultura grega produzidos a partir de materiais naturais e reciclados. A paróquia de Almyros acolheu na sua igreja local, de religião ortodoxa, todos os parceiros com a oferta de almoço-convívio.
No último dia, alunos e professores dos vários países puderam interagir no mercado de rua com mensagens de sensibilização e boas práticas ambientais, muito bem aceites pela comunidade local.
Uma semana intensa de partilhas, amizades, aprendizagens e muitas recordações. De destaque a participação empenhada e muito elogiada da equipa portuguesa da ESAG que a todos soube envolver com a sua alegria e boa disposição.