Moodle

GIAE

Contagem de visitantes

HojeHoje28
OntemOntem60
Este mêsEste mês1631
TodosTodos665567

Artigos

ERASMUS+ KA2
Erasmus+ KA2 – Spa Areas for Europe (SAFE)
VISITA À ITÁLIA (Fiuggi)

visita itália

O Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo já tem experiência acumulada nas mobilidades de alunos entre diferentes países europeus, ancoradas no Projeto Erasmus+ KA2, que visa a Cooperação para a Inovação e o Intercâmbio de Boas Práticas. A novidade do projeto iniciado neste ano letivo, Spa Areas for Europe (SAFE), reside no facto de se destinar a alunos do 2.º ciclo, a frequentar, neste ano, a Escola Dr. Francisco Gonçalves Carneiro. 

O projeto desenvolve-se ao longo de dois anos e tem previstas seis mobilidades, três para professores e três para alunos e professores de Chaves (Portugal), Fiuggi (Itália) e Văršec (Bulgária), três cidades termais, tendo como principais objetivos: sensibilizar os alunos para a questão da sustentabilidade (ambiental, social, cultural,…); promover a cooperação e o intercâmbio de boas práticas a nível transnacional; desenvolver habilidades de qualidade, especialmente em relação ao domínio da língua inglesa e da utilização de instrumentos/dispositivos e canais digitais.

A primeira mobilidade decorreu entre os dias 21 e 25 de janeiro de 2018, em Fiuggi, Itália, com a participação de professores do agrupamento de escolas Dr. António Granjo, da Escola Ivan Vazov (Văršec, Bulgária) e do agrupamento de escolas Fiuggi-Acuto (Itália). Nesta primeira reunião, as três equipas de projeto partilharam conhecimentos, experiências, informações significativas sobre os diferentes territórios, dando uma atenção especial à questão térmica; elaboraram os planos para a implementação do projeto, planeando já as ações educacionais a realizar no primeiro ano de projeção. Houve ainda espaço para a participação na conferência: «Youth: Resource For Tourism Development Of The Territory», onde se abordaram questões específicas de sustentabilidade no que se refere ao património literário e artístico europeu e à salvaguarda e valorização do património natural (biodiversidade, ecossistemas, etc.), para a visita às escolas do agrupamento Fiuggi-Acuto, bem como às localidades onde se inserem, sendo ainda, no âmbito do património, de realçar as visitas a Anagni e Fumone.

Para maio está já agendada a segunda mobilidade, que decorrerá em Chaves, com a presença de aproximadamente sessenta alunos, em média vinte de cada país, e dos professores acompanhantes, que, ao longo de uma semana de turismo sustentável, realizarão atividades relacionadas com cinco grandes temas: folclore/tradições, natureza/ambiente, cultura/património material, spa/áreas termais e gastronomia.