Todos os alunos e professores dos países parceiros estiveram envolvidos em diversas ações formativas, culturais e gastronómicas, com momentos musicais realizados por alunos da escola lituana, visitas guiadas ao Centro Cultural e Musical, à Câmara Municipal e à mais antiga e preservada Sinagoga da Lituânia (construída em madeira em 1801) que testemunha a influência da cultura judaica na região. Um dos pontos altos desta mobilidade terá sido a visita à magnífica “Manor House”, Pakruojo Dvaras, monumento nacional, que preserva de forma singular os hábitos, costumes e trajes do séc. XIX como que se de uma viagem no tempo se tratasse, rumo à época Vitoriana ou aos cenários românticos retratados em “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen.

As reconfortantes e extensas planícies verdejantes caracterizaram a viagem a Naisiai, Hill of Crosses e à cidade de Siauliai, onde todos os participantes puderam aprender a confecionar (e a provar!) popcakes e a preparar belos cocktails, sob a orientação dos formandos da Escola de Hotelaria e Bar do Siauliai Vocational Centre.
Depois dos vários jogos interativos, didáticos e desportivos a semana terminou com o habitual jantar cultural na magnífica Manor House de Pakruojis, com muito convívio e divertimento à mistura.
Sem dúvida uma semana intensa de aprendizagens, emoções, partilhas e muitas recordações. Esta última mobilidade à Lituânia veio concluir o projeto Erasmus iniciado em 2019, com adiamentos e restrições devido à Covid 19, mas que marcou absolutamente todos os seus participantes e escolas envolvidas. Ao grupo da ESAG um destaque pelo modo espontâneo, participativo e alegre com que a todos contagiou à boa maneira portuguesa.
Os desafios, as experiências e relacionamentos vividos nestes contextos culturais e linguísticos tão diversos, tornaram-se absolutamente enriquecedores da formação humanista e civilizacional que complementam as aprendizagens do contexto escolar e que preconizam a urgência de uma sociedade europeia atual cada vez mais plural, integradora e tolerante.