Para além da contextualização histórica na visita ao Museu Arqueológico de Almyros e da partilha de tradições e hábitos culturais tipicamente gregos, alunos e professores puderam aventurar-se por trilhos pedestres e áreas naturais protegidas como a visita de estudo cultural a Makrynitsa, Volos e a Meteora (um dos maiores e mais importantes complexos de mosteiros do Cristianismo Oriental e património da Humanidade). A hospitalidade grega esteve sempre presente na abundância e variedade culinárias (Moussaka, Pastitsio, Souvlaki (Gyros), Soutzoukakia, Stifado) as típicas saladas gregas recheadas de queijo Feta e a abundância de sobremesas muito açucaradas como a Baklava e o muito peculiar café grego. Todos os participantes puderam aprender e dançar as típicas danças tradicionais gregas como o Sirtaki. Houve também uma sessão de formação (Lyravlos) sobre a construção de instrumentos musicais da cultura grega produzidos a partir de materiais naturais e reciclados. A paróquia de Almyros acolheu na sua igreja local, de religião ortodoxa, todos os parceiros com a oferta de almoço-convívio.
No último dia, alunos e professores dos vários países puderam interagir no mercado de rua com mensagens de sensibilização e boas práticas ambientais, muito bem aceites pela comunidade local.
Uma semana intensa de partilhas, amizades, aprendizagens e muitas recordações. De destaque a participação empenhada e muito elogiada da equipa portuguesa da ESAG que a todos soube envolver com a sua alegria e boa disposição.