Alunos e professores da Escola Secundária Dr. António Granjo dão continuidade ao  Projeto Erasmus+, Reponsible Nature explorers, desta vez na Grécia

 

PHOTO 2022 11 19 19 57 05

Ver fotos

Na semana de 7 a 11 de novembro realizou-se a quarta mobilidade do Projeto Erasmus+ de consciencialização e intervenção ambiental, Responsible Nature Explorers, na cidade grega de Efxinoupolis. A escola Gymnasio Efxinoupolis programou e organizou uma semana repleta de variadíssimas atividades sob o tema “Pollution knows no borders”, com workshops e apresentações interativas produzidas pelos alunos sobre reciclagem, reutilização de recursos (transformando o desperdício de forma sustentável, útil e artística) e culminando com uma ação de sensibilização de boas práticas ambientais junto da população local no mercado de Almyros.
A equipa portuguesa (constituída pelas alunas Mariana Alves, Mariana Santiago, Matilde Almeida, Eva Pereira e Bruna Freitas e liderada pelos professores Miguel Almeida, Amadeu Alves e Maria José Almeida) foi entusiasticamente recebida pelas respetivas famílias de acolhimento e professores parceiros gregos. Todos os alunos e professores dos países parceiros de Portugal (ESAG - Chaves), Itália (Sassuolo), Alemanha (Frankenberg); Polónia (Krosno) e Grécia (Efxinoupolis) estiveram envolvidos em diversas ações formativas, culturais, musicais e desportivas.


Para além da contextualização histórica na visita ao Museu Arqueológico de Almyros e da partilha de tradições e hábitos culturais tipicamente gregos, alunos e professores puderam aventurar-se por trilhos pedestres e áreas naturais protegidas como a visita de estudo cultural a Makrynitsa, Volos e a Meteora (um dos maiores e mais importantes complexos de mosteiros do Cristianismo Oriental e património da Humanidade). A hospitalidade grega esteve sempre presente na abundância e variedade culinárias (Moussaka, Pastitsio, Souvlaki (Gyros), Soutzoukakia, Stifado) as típicas saladas gregas recheadas de queijo Feta e a abundância de sobremesas muito açucaradas como a Baklava e o muito peculiar café grego. Todos os participantes puderam aprender e dançar as típicas danças tradicionais gregas como o Sirtaki. Houve também uma sessão de formação (Lyravlos) sobre a construção de instrumentos musicais da cultura grega produzidos a partir de materiais naturais e reciclados. A paróquia de Almyros acolheu na sua igreja local, de religião ortodoxa, todos os parceiros com a oferta de almoço-convívio.
No último dia, alunos e professores dos vários países puderam interagir no mercado de rua com mensagens de sensibilização e boas práticas ambientais, muito bem aceites pela comunidade local.
Uma semana intensa de partilhas, amizades, aprendizagens e muitas recordações. De destaque a participação empenhada e muito elogiada da equipa portuguesa da ESAG que a todos soube envolver com a sua alegria e boa disposição.