poemas visuais

diogo Picarra

A obra de Fernando Pessoa é um património valioso da cultura literária portuguesa. Lê-la, estudá-la e interpretá-la é um desafio exigente e aliciante, lançado durante o percurso escolar.

"No livro, Diogo Piçarra em Pessoa é lançado um repto diferente: uma abordagem ímpar à obra de Pessoa. Numa procura incessante de auto e hétero conhecimento, Diogo encontra-se em Pessoa, selecionando e reconstruindo 20 dos seus poemas, revisitando, igualmente, a sua heteronímia (Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis). Fá-lo tendo como alicerce as próprias vivências e, tal como Pessoa, torna-se plural, revelando três dos seus heterónimos e respetivas histórias de vida.

Seguindo o mesmo conceito, os alunos de Artes Visuais, do 12º ano, foram desafiados a realizarem ilustrações interpretativas, no âmbito da disciplina de Oficina de Artes. Na disciplina de Oficina de Multimédia B, criaram composições tipográfica, com base nos poemas escolhidos e na reinterpretação individual tendo, posteriormente, criado composições tipográficas, com variações de ritmo e direção das palavras, explorando o conjunto enquanto imagem e permitindo a legibilidade do texto... na expectativa que se (re)encontrassem em Pessoa...

Parabéns aos "meus meninos/as" e obrigada por terem facilitado o atingir deste objetivo!

Prof. Ana Pizarro Bessa