#ESTUDOEMCASA#

Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo

estudo em casa fisico quimica

No dia 25/06/2020 na última aula de Físico-Química  do #ESTUDOEMCASA foram apresentados na televisão os trabalhos de cinco alunos da nossa escola sede. Esse momento foi vivido com imensa alegria e satisfação por parte dos alunos envolvidos , Daniela Carvalho do 9ºA, Ana Rodrigues, David Madureira, Duarte Morais e Gabriel Freitas, todos do 9ºB, que imediatamente me ligaram orgulhosos pelo seu trabalho estar a aparecer na televisão.

Quero salientar que os trabalhos apresentados eram simples, uma representação artística da molécula de propano, que os alunos costumam fazer em condições normais nas aulas de física e química, desta molécula e doutras bem mais complexas, no entanto o simples facto de o seu trabalho ser reconhecido vem salientar a importância que os pequenos gestos têm na nossa vida nestes tempos absolutamente extraordinários que estamos a viver.

Na nossa escola, o facto de os alunos  terem de um momento para o outro ficado afastados  dos colegas e professores originou uma consciência por parte de toda a comunidade educativa, no sentido de  proporcionar a todos sem  exceção o acesso aos meios necessários para continuarem a aprender.  Esse esforço foi partilhado pelo corpo docente e não docente da escola, pelos encarregados de educação e assim foi possível manter esta escola como referência nacional no apoio que presta aos seus alunos.

E só com o trabalho e colaboração de todos, professores, encarregados de educação e alunos, uns no sentido de motivar os alunos e seus educandos e estes percebendo que estão a viver uma situação em que têm que dar um pouco mais de si, foi possível acabarmos este ano letivo desta forma. Quero salientar que dos cinco alunos referidos, se uns já costumavam aparecer no quadro de mérito da escola,  outros chegaram a ter ao longo do seu percurso escolar negativa a Física e Química, aliado ao facto de um dos cinco alunos não ter as condições ideais a nível de equipamento e acesso à internet mas isso não foi impeditivo de ter um comportamento brilhante ao longo deste período.

Por último referir que a importância dos pequenos gestos e atenção também foi verificada na equipa do  #ESTUDOEMCASA  a quem desde já agradeço, pois só o facto de terem respondido individualmente aos alunos que enviaram  trabalhos  encheu-os de orgulho e satisfação e depois dos mesmos aparecerem na televisão, foi um prémio que eles não esquecerão.

O próximo ano letivo trará enormes desafios a toda a comunidade educativa e espero que o exemplo dado por estes alunos sirva de motivação a todos os discentes desta escola, com a certeza que quer o corpo não docente quer os professores estarão sempre ao vosso dispor para vos auxiliar e ajudar a ultrapassar estes momentos históricos e  muito difíceis.

Professor  Joaquim Moreira