Artigos

ERASMUS+ KA2
Erasmus+ KA2 – Spa Areas for Europe (SAFE)
VISITA A CHAVES

visita chaves

Entre os dias 14 e 20 de maio de 2019, decorreu, em Chaves, a 2.ª mobilidade do Projecto Erasmus+ : SPA AREAS FOR EUROPE (SAFE). Pela primeira vez estiveram envolvidos professores e alunos, num total de 75 pessoas: 62 alunos - 18 de Văršec (Bulgária), 22 de Fiuggi-Acuto (Itália) e 22 de Chaves (Portugal) - e 13 professores. Contudo, este número sobe consideravelmente, visto que o Projeto não se teria concretizado sem a valiosa colaboração das 22 famílias de acolhimento portuguesas que calorosamente receberam os 40 alunos búlgaros e italianos, na maioria dos casos 2 por família, um de cada país.

As delegações búlgara e italiana chegaram à Escola Dr. Francisco G. Carneiro, às 00h30 do dia 14 de maio, sendo recebidas pelos professores portugueses e por todas as famílias de acolhimento. Depois de uma curta noite, teve lugar no auditório da referida Escola a receção oficial, com a presença da Diretora, da Presidente do Conselho Geral e do Presidente da Associação de Pais do Agrupamento Dr. António Granjo, procedendo-se também à entrega de lembranças e de um folheto com os monumentos locais e respetivos QR codes, especificamente criados para este Projeto.

E assim se iniciou uma intensa semana de educação para a sustentabilidade. Entre as 8h30 e as 18h00, com o grande grupo, praticamente sempre junto, realizaram-se múltiplas atividades relacionadas com cinco grandes temas: folclore/tradições, natureza/ambiente, cultura/património material, spa/áreas termais e comida/gastronomia. Diariamente no auditório e nas salas de informática da escola anfitriã, foram apresentados tutoriais sobre boas práticas relacionadas com a proteção do ambiente, elaborados com os alunos, e redigidos pequenos textos para colocar no blog do Projeto. Cumprindo os objetivos traçados, normalmente, os textos foram escritos em inglês, por grupos de 3 alunos, um de cada nacionalidade, relatando as atividades que mais lhes agradaram no decorrer de cada dia, como, por exemplo, entre outras, a experiência de Spa nas Termas de Chaves, a aula de português na Escola, as visitas à cidade e aos seus monumentos (pondo aqui em prática a leitura dos QR codes) e ao mercado local, a participação em workshops de termalismo, cozinha e mesa/bar na Escola Profissional de Chaves, o passeio naturalístico pelo Boticas Parque, a visita às instalações de engarrafamento da águas Campilho, os jogos e danças tradicionais.

Depois das 18h, a gestão era da responsabilidade das famílias, as quais, muitas vezes, no pouco tempo que ainda tinham disponível, proporcionaram outras experiências, com certeza muito gratificantes, para os alunos.

A semana terminou no dia 20 de maio, às 6h00. Tal como no dia da receção, no mesmo local, reuniram-se alunos, professores e famílias de acolhimento, com a sensação de que tinham vivido dias muito enriquecedores, não para dizer adeus, mas sim até breve, isto é, até Itália, em novembro.

Grupo português:

Alunos – Ana Moutinho, Beatriz Nozelos, Beatriz Rodrigues, Catarina Martins, Constança da Silva, Dimytry da Silva, Felipe Martins, Gustavo Coutinho, João Alves, João Carvas, João Ferreira, João Sernache, José Afonso, Lucas Nascimento, Maria Alves, Mariana Rua, Marianne Souto, Santiago Alves, Sara Ferreira, Sara Silva, Tiago Pereira, Zelinda da Mata.

Professores – Carla Dias, Deolinda Pereira, Florinda Carneiro, Pedro Rodrigues, Rosa Pessoa.

 

Inscrições/Matrículas

Pesquisar

O Nosso Agrupamento

  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow

CRTIC

Info Escolas

Biblioteca