ERASMUS+ KA2
Learning for healthy style
VISITA À LITUÂNIA

lituania

A Escola Secundária Dr. António Granjo participou, na passada semana de 8 a 12 de abril, na quarta e última mobilidade do Projeto de Intercâmbio Escolar Erasmus+ KA2 - Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices.

Os alunos Ana Teresa Correia, Beatriz Almeida, Maria Romano, Rui Monteiro e Rafaela Teixeira, acompanhados pelos professores Amadeu Alves e Miguel Almeida deslocaram-se à cidade de Marijampolé, na Lituânia, para se envolverem em múltiplas atividades interculturais e desportivas no contexto da temática “Boas Práticas para um Estilo de Vida Saudável”. Foi com enorme carinho e entusiasmo que o grupo português foi recebido em Marijampolé, ficando os alunos alojados nas respetivas famílias e colegas de acolhimento Lituanas. A Escola Básica R. Stankevicius organizou um programa multifacetado com diversas atividades centradas na prática desportiva e estratégias de ensino criativas, com jogos comunicacionais interativos, dança aeróbica e zumba, jogos de orientação e percursos pedonais pelo centro da cidade, elaboração de cocktails saudáveis, sessões de terapia de relaxamento e técnicas de concentração através da pintura e desenho, etc. Não faltaram os jogos de equipa como o futebol e o basquetebol (desporto nacional da Lituânia), mas também aulas de iniciação ao Aikido, tiro com arco, natação e sauna, concurso de condição física Eurofit Test e testes de conhecimentos sobre hábitos de vida saudável. O passeio cultural ao Museu Etnográfico ao ar livre de Rumsiskes culminou com visita ao centro histórico e instalações desportivas da cidade de Kaunas. A saudável convivência entre alunos e professores permitiu estreitar laços de amizade e apreender muitos dos costumes Lituanos, através das suas danças e trajes tradicionais levados ao palco por muitos dos alunos participantes no projeto, mas também através de jantares-convívio organizados entre os próprios alunos.

Ao longo da semana podemos comprovar vários exemplos da boa organização urbana e dos progressos tecnológicos e civilizacionais do povo lituano, afável embora algo introvertido, que procura libertar-se do passado de ocupação do regime soviético. Em Marijampolé, cidade com cerca de 35.000 habitantes, a vida decorre com muita pacatez, sem engarrafamentos e muito civismo, e onde é fácil deslocar-se a pé ou de transportes públicos para qualquer ponto da cidade em menos de quinze minutos, pois trata-se de uma cidade predominantemente plana, aliás como toda a Lituânia, cujo ponto mais alto tem apenas 300m de altitude.

No balanço final do projeto sobressaem sobretudo as amizades simples e as gargalhadas espontâneas, num contexto de aprendizagem muiticivilizacional e cultural. Para além do intercâmbio educativo e linguístico, docentes e alunos puderam confraternizar, alargar horizontes e conhecimentos, num sentimento comum de tolerância e respeito pela diversidade e identidade culturais. Chaves, Odense, Talas, Rovinari e Marijampolé aprenderam a conhecer-se e a crescer mutuamente, num projeto que envolveu centenas de alunos, famílias e professores. Venha o próximo!