ERASMUS+ KA2
Learning for healthy style
VISITA À TURQUIA

visita turquia  - lifestyle 

A Escola Secundária Dr. António Granjo participou, na passada semana de 6 a 13 de outubro, na segunda mobilidade do projeto de intercâmbio escolar Erasmus+ KA2 - Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices.

As alunas Beatriz Morais, Inês Rodrigues e Ana Rita Morais, acompanhadas pelos professores Amadeu Alves e Miguel Almeida deslocaram-se à cidade de Talas/Kayseri, na Turquia, para realizarem diversas atividades interculturais no contexto da temática “Boas Práticas para um Estilo de Vida Saudável”. Depois de um dia de passagem por Istambul, com visita ao centro histórico e ao Bazar das Especiarias, o grupo foi acolhido na cidade parceira de Talas, onde as alunas ficaram alojadas em famílias de acolhimento turcas, com as respetivas parceiras de intercâmbio. A comissão de boas-vindas Turca, muito jovial e hospitaleira, acolheu os vários alunos e professores oriundos dos cinco países envolvidos (Portugal, Dinamarca, Roménia, Lituânia e a anfitriã Turquia).

Os participantes visitaram diferentes estabelecimentos de ensino público e privado e puderam acompanhar metodologias de ensino inovadoras e participar ativamente em várias oficinas de trabalho em áreas tão distintas como culinária, dança, olaria, tiro com arco, trekking, ginástica, aeróbica, etc. Depois da visita interativa à fábrica de açúcar Kayseri Şeker Fabrikası, os participantes puderam fazer uma visita guiada ao centro desportivo e estádio do Kayserispor, clube da primeira liga turca.

Ao longo da semana os alunos estiveram também envolvidos em atividades práticas relacionadas com a nutrição e saúde física, bem como a apresentação de receitas e alimentação saudáveis. O cariz cultural esteve presente, quer nas demonstrações de danças e músicas populares turcas, seguindo-se diversas visitas ao património monumental local e uma passagem inesquecível pela Capadócia, cujas características mais distintivas da região são as formações geológicas únicas, resultado de fenómenos vulcânicos e da erosão e o seu rico património histórico e cultural, nomeadamente cidades subterrâneas e inúmeras habitações e igrejas escavadas na rocha. O contraste cultural foi omnipresente não só pelas abundantes mesquitas que frequentemente ecoavam rezas dos altifalantes dos seus minaretes, mas também pelos comuns trajes e véus, símbolos da religião islâmica. A culinária Turca não deixou de surpreender pela sua variedade, colorido e sabores bem apimentados, numa constante mistura entre os costumes europeus e tradições asiáticas.

Para além do intercâmbio civilizacional e linguístico, os docentes e alunos puderam confraternizar, alargar horizontes e conhecimentos e compreender o significado da tolerância pelo outro e do respeito pelas distintas tradições e mundividências.