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Serviço de Psicologia e Orientação

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O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo conta com a colaboração de uma psicóloga que procura desenvolver um trabalho conjunto de articulação de esforços, tendo em vista maximizar o sucesso de cada aluno. A intervenção deste Serviço de Psicologia envolve toda a estrutura de escolas do Agrupamento. Perante a grande diversidade de níveis de ensino constatam-se diversos desafios, o que exige uma clara flexibilidade de atuação e uma ampla diversidade de conhecimentos, que abarquem não só todo o Ensino Básico e secundário mas também a Educação Pré-Escolar. Tendo em vista atingir cada um dos desafios com que o Serviço de Psicologia e Orientação se confronta são definidas diversas atividades. Estas atividades vão sendo realizadas em articulação com os principais intervenientes do contexto educativo (alunos, professores e educadores, Encarregados de Educação, entre outros) e os vários parceiros externos, os quais se revelaram determinantes para uma intervenção em inúmeras situações problemáticas e de possível encaminhamento (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Gabinetes de Psicologia, Centros de Saúde, Hospital, Escolas Secundárias e Profissionais, etc.). 

 Assim, ao longo dos últimos anos letivos, e a título exemplificativo, realizaram-se atividades diversificadas capazes de articular e envolver toda a comunidade educativa. Concretamente, a Consulta Psicológica individual, destinada a todos os alunos sinalizados pelos Encarregados de Educação, Professores Titulares e Diretores de Turma; Sessões de Informação para Encarregados de Educação: “Educação: Um desafio às famílias numa sociedade em crise”, “Definição de um Projeto Pessoal e Profissional: O Papel dos Pais”, “A Transição do Pré-escolar para o 1º Ciclo”, “A Transição do 1º Ciclo para o 2º Ciclo”; Consultoria a professores, pais e alunos; Projeto de Orientação Escolar e Profissional; Dinamização de um programa intitulado “Pensar os Afetos”, destinado às turmas de 8º ano; Sessões em turma do 4º ano de escolaridade tendo como objectivo preparar, emocionalmente, os alunos finalistas para os momentos de avaliação final; Dinamização do Projeto “Prevenção das Toxicodependências: O Mufi”; sessões em turma dos 9ºs, 11ºs e 12ºs anos sobre a "Violência no namoro", entre outras. De facto, entende-se que só com uma intervenção sistémica e articulada entre todos se revela possível a obtenção do êxito desejado junto de cada aluno, de cada agente educativo e, em última instância, de todo o Agrupamento.