Moodle

GIAE

Contagem de visitantes

HojeHoje27
OntemOntem60
Este mêsEste mês1630
TodosTodos665566

Artigos

ERASMUS+ KA2
Learning for healthy style
VISITA À DINAMARCA

dinamarca

A Escola Secundária Dr. António Granjo participou, na passada semana de 20 a 26 de janeiro, na terceira mobilidade do projeto de intercâmbio escolar Erasmus+ KA2 - Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices.

Os alunos Luís Barros, Maria Amaral, Tânia Martins e Teresa Marante, acompanhadas pelos professores Amadeu Alves e Miguel Almeida deslocaram-se à cidade de Odense, na Dinamarca, para realizarem diversas atividades interculturais e desportivas no contexto da temática “Boas Práticas para um Estilo de Vida Saudável”. Depois de um dia de viagens um pouco cansativo (Chaves, Porto, Londres, Billund, Odense), o grupo português foi recebido em Odense com enorme simpatia, pelas famílias de acolhimento dinamarquesas, que alojaram e acarinharam os respetivos parceiros de intercâmbio. Ao longo de toda a semana, os alunos de intercâmbio deslocaram-se para a escola de bicicleta, tal como é rotineiro para a maioria dos habitantes dinamarqueses, apesar dos graus negativos. A excelente organização do tráfego e as vias exclusivas para ciclistas e peões assim o permitem.

Os participantes puderam envolver-se em diversas atividades sobre inovação, estratégias de ensino criativas, com ioga, danças tradicionais e rítmicas, aulas de culinária com refeições feitas pelos próprios alunos, visitas às áreas de estudo, recreação e lazer da Sct. Hans Skole, etc. Foi fácil comprovar alguns exemplos do avanço tecnológico e civilizacional dinamarquês, pois para além do extremo zelo na pontualidade e organização, alunos e professores têm acesso a instalações modernas, espaços multifuncionais ligados ao desporto e à consciência ambiental, e evidenciam um gosto invejável pela aprendizagem e melhoria das suas competências. As refeições, por exemplo, são trazidas de casa pelos alunos que partilham os seus lanches e bebidas saudáveis entre si. A sala de professores dispõe de uma moderna cozinha totalmente equipada para usufruto dos docentes que aí confecionam ou repartem os almoços em salutar convívio. Cada professor tem um espaço individual para trabalhar, um Ipad fornecido pela escola e horário flexível para organizar as suas atividades com os alunos. Depois de um dia de visita à capital, Copenhaga, com percurso histórico e gastronómico, os participantes Erasmus puderam experienciar alguns hábitos típicos dinamarqueses, como o mergulho em piscina ao ar livre (-4°) seguido de sauna (+50°), patinagem e hóquei no gelo, acelerar em bicicleta de pista no velódromo da cidade, praticar voleibol, futsal, basquetebol, badminton e andebol, tudo de acesso gratuito para a população em geral.

Mais uma vez, para além do intercâmbio civilizacional e linguístico, docentes e alunos puderam confraternizar, alargar horizontes e conhecimentos, num sentimento comum de tolerância e respeito pela diversidade e identidade culturais.