Die Schultüte – uma tradição Alemã

  

A exposição para a comunidade escolar

A Schultüte é um “saco” entregue no primeiro dia de aulas aos alunos do 1º ano, para adoçar a sua entrada no percurso escolar. A tradição de entregar a Schultüte aos pequenos alunos remonta ao século XIX. A Schultüte também é conhecida por Zuckertüte (saco de açúcar) porque contem essencialmente bombons, chocolates, rebuçados, chupas e outras doçuras, mas também pode conter frutos secos, fruta fresca, bebidas, material escolar, pequenos brinquedo e mesmo roupa!

As Schultüten são em forma de cone e existem nos mais variados tamanhos, cores e motivos. O tamanho mais comum de uma Schultüte é entre 70 e 85 cm.

Inicialmente dizia-se às crianças que o professor tinha na sua casa uma árvore de Schultüten com o nome de cada aluno e quando estas estivessem suficientemente grandes, seria hora de iniciar o ano escolar. Tendo como base esta crença, ainda hoje há escolas onde as Schultüten dos alunos são penduradas numa árvore para que os alunos procurem o saco com o seu nome quando chegam à escola.

 

Ao primeiro dia do percurso escolar de um aluno é dada muita importância na Alemanha. É um motivo de festa tanto na escola como em casa.

Os novos alunos são recebidos pelos dos 2º, 3º e 4º anos com canções, poemas, coreografias e outras atividades lúdicas. Em certas localidades também há um serviço religioso na igreja local onde os alunos recebem a bênção para o percurso que os espera.

De tarde a festa continua em casa, que é decorada a preceito, e o aluno recebe prendas dos convidados. Há bolos, tortas e outras delícias alemãs. O primeiro dia de aulas é um verdadeiro acontecimento e todos tiram as fotografias da praxe para recordar esse dia!

A escola Dr. António Granjo não poderia deixar de adoçar o ano escolar dos seus primeiros alunos de Alemão que agora iniciaram o 10º ano. A professora Carla Chaves surpreendeu os seus alunos com uma árvore de Schultüten recheadas de miminhos doces e ainda com brindes recebidos do Goethe Institut. No final foi tirada a fotografia da praxe!

Para além desta atividade, os alunos realizaram a exposição alusiva ao tema e distribuíram Schultüten simbólicas aos membros da comunidade escolar com votos de um bom ano.

Schultütenbaum – a árvore mais doce da nossa escola