Novo Projeto Erasmus+, Together we Thrive

  logotipo erasmus

Queres participar numa experiência de intercâmbio internacional com alunos e professores parceiros de outros países? Gostavas de receber em tua casa um(a) colega estrangeiro(a)? Tens interesse pelo ambiente, atividades desportivas, comunicação em línguas estrangeiras e socialização com outras culturas? Então esta oportunidade é para ti! Lê com atenção o texto em anexo e inscreve-te no link indicado:

 Inscrições/Candidaturas

No final do ano letivo 2022/2023 foi aprovada pela Agência Nacional Erasmus, a candidatura do Projeto Erasmus+ (2023-1-PT01-KA122-SCH-000143970), “Together we Thrive”, submetida pelo coordenador de projetos Erasmus, professor Miguel Almeida. As atividades e mobilidades do projeto serão implementadas ao longo de 18 meses, entre 1 de outubro de 2023 até 31 de março de 2025.

O projeto tem por objetivo principal desenvolver estratégias inovadoras de ensino/aprendizagem que promovam simultaneamente a consciencialização ambiental, os hábitos de vida saudável em interação com a natureza, visando reduzir a dependência digital dos alunos, designada de Digital Detox.

O projeto inclui mobilidade de alunos, mobilidade de docentes, Job Shadowing (observação de boas práticas pedagógicas) e atividades preparatórias com escolas de países parceiros. 

Para além da ESAG - Chaves, fazem parte os países parceiros de Espanha (Burriana), Eslovénia (Lenart), Eslováquia (Bardejov), Alemanha (Hannover) e Países Baixos (Amsterdão).

O projeto inclui o intercâmbio de cerca de 40 alunos da ESAG distribuídos pelas várias mobilidades, por períodos de uma semana. Os alunos ficarão alojados em famílias de acolhimento e serão acompanhados por professores cooperantes da ESAG, juntamente com os professores dos países anfitriões. Em outubro de 2024 está prevista a receção dos respetivos alunos e professores estrangeiros parceiros na nossa escola e na nossa cidade.

A participação no projeto está aberta a todos os alunos do 7º ao 11º ano que pretendam envolver-se nas temáticas, atividades e mobilidades a definir ao longo dos próximos 18 meses.

A seleção dos alunos terá em conta os seguintes aspetos:

- interesse, motivação e sentido de responsabilidade revelados ao longo da duração do projeto;

- possibilidade de acolhimento de alunos parceiros em suas casas, durante uma semana;

- autorização dos respetivos encarregados de educação para acolhimento e viagens ao estrangeiro;

- domínio da língua inglesa, enquanto ferramenta de comunicação (nível A2/B1);

- desenvolvimento de competências para alunos com menos oportunidades;

Todas as despesas com atividades, viagens, subsistência e alojamento serão totalmente financiadas pela subvenção do projeto.

O Coordenador do projeto é o professor Miguel Almeida.